domingo, 30 de outubro de 2011

 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
MODULO III

CRIANÇA ALMA DO NEGOCIO



 O documentário Criança Alma do Negocio  reflete sobre a influência da propaganda no mundo da criança e como  as crianças influência no poder de compras dos adultos . A todo  o momento elas são bombardeadas por  propaganda que estimulam o consumismo pois   a industria  descobriu  que mais fácil convencer uma criança do que um adulto. O resultado  é devastador crianças se vestido como se fosse adulto, para  os anunciantes ficam  os lucros enquanto  que a criança arca com o prejuízo da infância roubada.

 Segundo Neil Postam em seu livro Desaparecimento da infância o que contribui para o “desaparecimento da infância” é que a televisão destrói a linha divisória entre infância e idade adulta , pois sua natureza visa homogeneizar as mentalidades. Ele evidencia o  desaparecimento da infância” através da  fusão dos gostos de crianças e adultos.  Pois,o  ambiente midiático que está surgindo fornece a todos, simultaneamente, a mesma informação não levando em conta as etapas do desenvolvimento infantil.

 Essa  forma de acesso à informação,  expõe a criança às mazelas do mundo adulto, que está por trás de questões como a erotização precoce,    a violência, entre outros dramas sociais.
Segundo prof Elizabete Dantas Carvalho em uma palestra ministrada na UFBA no período de 21 e 22/01|2011  o ambiente cultural em que as crianças estão exposta esta impregnado de produtos midiáticos,  afirma  que a publicidade não vende apenas produtos e serviços : vende valores contrários a ética social que sugerem que para ser e preciso ter ou seja cada vez mais o imaginário infantil é povoado   de  marcas e logotipos . Não é preciso muita imaginação para perceber que esse tipo de propaganda vai influenciar a formação cultural e espiritual das crianças Ou seja  que essa propaganda induzem as crianças ao erro , pois apela para um publico que ainda não tem discernimento do que falso ou verdadeiro e dos apelos que a propaganda faz para induzir o publico a comprar , muitas vezes produtos que não são necessários.  Portanto  a publicidade dirigida as crianças pode levar ao  consumismo,formação de valores materialista obesidade infantil, distúrbios alimentares erotização precoce a competição etc
Considerando esta concentração de interesses e a necessidade de evitar que a comunicação publicitária interfira negativamente no desenvolvimento da criança, foi criado o Conan. Sua atuação se dá, principalmente, por meio do atendimento de denúncias que podem ser encaminhadas ao órgão por qualquer cidadão. Elas são julgadas pelo Conselho de Ética, com garantia de defesa dos responsáveis pelo anúncio. Se a denúncia for julgada procedente, o Conar recomenda alteração ou suspensão do anúncio.

Segundo o Conar  a publicidade deve ser um fator que contribua para a formação de “cidadãos responsáveis e consumidores conscientes”e, por isso, determina que “nenhum anúncio dirigirá apelo  de consumo diretamente à criança”, entre outras disposições para a proteção da vulnerabilidade da criança frente às mensagens publicitárias. Entretanto muitas propagandas desconsideram esse código de ética. Portanto cabe a sociedade revidicar outros instrumentos para defesa da saúde da criança.

REFERÊNCIAS:
ALANA, Instituto. Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação. Coordenado
por Veet Vivarta. Brasília: ANDI, 2009.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro, Graphia, 1999.Tradução:
José Laurenio de Melo e Suzana Menescal.

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